Seu currículo é sua vitrine
Publicado em: 24/03/2023
O trabalho é uma das formas de manifestação da criação. O ser humano tem a oportunidade de colocar em prática os seus dons e talentos para um bem maior. Isso significa que o que você faz tem um alcance maior do que imagina.
Uma empreendedora, por exemplo, cria um negócio à partir do desejo de ganhar dinheiro e melhorar sua vida pessoal e da família, e acaba se realizando no trabalho, como se estivesse dando forma à uma escultura. Quando atinge o estado da arte, isto é, quando sua realização é plena, a sua ideia se manifesta gerando empregos, influenciando positivamente a vida de todos os stakeholders (comunidade local, clientes, colaboradores, parceiros, acionistas, governo, sociedade, meio ambiente etc.).
O mesmo ocorre com cada pessoa que se envolve com o empreendimento de alguém. Quando você resolve participar de uma empresa como colaborador, está "comprando" a ideia do empresário. Você está dizendo para si mesmo e para o mundo que concorda com o que a empresa faz e que deseja participar do aprimoramento dessa ideia.
Por isso, no momento de se fazer um currículo é fundamental pensar sobre o que você realmente quer realizar. Qual marca deseja deixar no local por onde irá passar? O ser humano, algumas vezes por desespero, sai em busca de uma vaga de emprego visando apenas o ganho financeiro, e se esquece que o trabalho envolve algo muito maior. O salário é resultado, é consequência de tudo o que for feito. Tanto que, você o recebe após a prestação do serviço e não antes.
De acordo com a Lei da Atração (Magnetismo), se você vai em busca de um emprego apenas para usar a empresa para obter seu sustento, sem nenhum outro propósito envolvido, você irá encontrar alguém na outra ponta querendo lhe usar para obter alguma vantagem. Os semelhantes sempre se atraem. A parte negativa disso é que: quem pensa dessa maneira irá se queixar do trabalho frequentemente, porque se sentirá usado. Como consequência, irá continuar atraindo situações semelhantes até que desperte.
O primeiro passo para se conquistar o emprego dos sonhos é se empenhar para fazer um currículo bem feito. Infelizmente, essa ferramenta é constantemente tratada de qualquer jeito. O candidato faz um download de um modelo na internet e o preenche sem muita dedicação e criatividade. Às vezes, surgem alguns candidatos que percebem que algo precisa ser diferente, mas, por falta de conhecimento, acabam criando um currículo confuso e até mesmo brega, parecendo uma fantasia de carnaval.
O currículo é a sua vitrine! Do mesmo jeito que uma loja monta uma fachada bonita e elegante para cativar o seu público, o mesmo princípio deve ser aplicado ao currículo. É um erro comum pensar que esse documento só serve para se conseguir um emprego com carteira assinada. Eu já consegui trabalhos como celetista, freelance, autônomo e até como prestadora de serviços PJ por saber como criar algo realmente atrativo.
Qual o modelo mais adequado? O que for mais simples e objetivo, porque a empresa está em busca de informações específicas para fazer a seleção. Hoje em dia, o currículo pode ser avaliado previamente por uma inteligência artificial. Portanto, não adianta enfeitar e colocar informações que não sejam relevantes. O importante é conter as palavras-chaves que a empresa está buscando.
Em pleno século XXI, não é inteligente fazer um currículo padrão e distribuir em todos os lugares. Para cada cargo pretendido há necessidades específicas. Para cada empresa, há necessidades específicas. Do mesmo jeito que a empresa que busca oferecer um atendimento de qualidade está de olho no que o cliente precisa, o candidato à uma vaga de emprego tem que ficar atento ao que cada empresa precisa e fazer o seu currículo personalizado para cada situação.
No LinkedIn e nos sites de vagas não há muita mobilidade para fazer essa personalização. Nesse caso, o mais inteligente é escolher exatamente o cargo que deseja ocupar e trabalhar para conquistá-lo. O mais importante a ser entendido aqui é que ser seletivo quanto ao que se quer lhe trará oportunidades mais refinadas, pois as vagas de emprego mais cobiçadas não são divulgadas abertamente, mas são as empresas que entram em contato direto com seus possíveis escolhidos.
O mundo está passando por algo que as lideranças executivas estão chamando de "apagão de talentos". As pessoas tiram diplomas, mas na realidade não aprendem. É o chamado "analfabetismo funcional". Conhecer termos técnicos, mas não saber o que significam ou como aplicá-los na prática, é um exemplo. Outro fator é que a massa sempre se direciona para as mesmas funções, sem muita criatividade. Contudo, os profissionais que se destacam são aqueles que se especializam em algo que outros não pensaram ou não querem fazer porque "dá muito trabalho".
E o que colocar no currículo? Lembre-se de que os modelos prontos são apenas um direcionamento, mas depende de você construir o seu perfil e histórico com a maior dedicação possível. Ao direcionar os seus esforços para um nicho, você saberá quais experiências serão relevantes, saberá o que é importante para a empresa e para o cargo, saberá quais certificados e diplomas serão vistos como diferenciais.
Reforço mais uma vez que o currículo comum irá levá-lo a um emprego comum. Se você quer algo extraordinário, terá que lidar com esse assunto no mesmo nível. Clicando aqui, você poderá baixar um modelo. Entretanto, lembre-se: a diferença entre o sucesso e o fracasso estará no quanto você irá se dedicar para construir um documento coerente, com informações que sejam as mais úteis possíveis e que mostre o seu real perfil. Se você tentar ficar parecido com os outros, não irá se destacar. E, obviamente, não será cogitado para cargos diferenciados. Valorize o seu histórico profissional e seja assertivo.
Aproveite e confira 4 dicas para se diferenciar e conquistar o emprego dos seus sonhos no vídeo Seu Currículo é Sua Vitrine:
Essa informação faz sentido para você? Indique este site aos seus amigos e escreva seu comentário.
Um abraço e até a próxima!
Sou Nathalie Gomes, Palestrante, Consultora, Coach Executiva, Comunicadora, Mentora, Empreendedora e Visionária. Minha maior riqueza é o conhecimento que acumulei ao longo da minha existência. Me formei em Administração e MBA Executivo em Coaching, possuo 20 anos de experiência em Empreendedorismo, Marketing, Vendas, Comunicação, Gestão de Negócios e MPEs (Micro e Pequenas Empresas). Sou especialista autodidata em psicologia comportamental, inteligência emocional/espiritual e assédio moral. Como posso ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Entre em contato: comercial@acordeparavencer.com.br
*Imagem do início do post: mohamed_hassan (Pixabay.com)
Comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário