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3 coisas que te impedem de ganhar dinheiro

Publicado em: 20/01/2023

O que será que impede as pessoas de ganharem dinheiro? Algo que é tão básico ao ser humano, mas que parece ser um grande tabu. Como eu sempre digo, tudo está dentro de cada indivíduo, portanto esse é um bom lugar para se começar a procurar as respostas. Então, vamos lá!

Praticar sempre a mesmice

Essa informação pode ser meio óbvia, mas às vezes as pessoas não prestam atenção nisso. Por causa do gatilho mental de aprovação social, as pessoas ficam com medo de colocar em prática o que pode ser uma excelente ideia, por não saberem se será bem aceito pelos outros. E, talvez essa ideia poderia ser algo bastante rentável e a pessoa acaba deixando-a na gaveta, permitindo que ela adormeça e, por vezes, um outro empreendedor, alguém que não se limita diante de oportunidades (e que sabe reconhecer quando uma aparece), consegue colocar essa mesma ideia em prática e obtém muito sucesso.
Para se destacar na multidão, é preciso ter um diferencial competitivo, e isso demanda pensar fora da caixa. Isso significa que é preciso sair do padrão, ver as coisas por outros ângulos, fazer algo diferente do que todo mundo costuma fazer. É por isso que uma pessoa que trabalha em uma determinada atividade tem sucesso e outra não, pois o resultado depende muito do seu mindset (mentalidade).
A alguns anos atrás, tive a oportunidade de assistir uma notícia a respeito de um menino que, se eu não estiver enganada, morava na Índia, e que teve a ideia de vender bolinhas de gude através da internet. As pessoas achavam que ele estava completamente maluco, pois era um produto que aparentava ter pouca demanda, mas ele conseguiu provar o contrário. Esse menininho ficou milionário vendendo bolinhas de gude através de lojas virtuais. Parece impossível? Imagine, então, ganhar dinheiro sendo gamer, que atualmente é a profissão da moda. Alguns jogadores aposentados continuam faturando satisfatoriamente como consultores.
Portanto, não tenha medo de sair da mesmice! Mostre para as pessoas a sua capacidade criativa. O Criador habita em você! Ele quer se manifestar através do seu ser e, para isso, irá trazer ideias inovadoras. Aproveite-as e realize um negócio através disso.

Medo de cobrar pelo produto/serviço oferecido

Outro fator que impede as pessoas de ganharem dinheiro, de conseguirem prosperar financeiramente, é o medo de cobrar o preço justo pelo seu produto ou serviço. As pessoas acham que vender é o mesmo que ser "pedinte". Vi isso acontecer muito no mercado de produtos usados. As pessoas diminuíam o valor dos produtos ou serviços achando que os consumidores não teriam condições de pagar ou não iriam querer pagar o preço pedido.
Os clientes não irão querer pagar o preço ofertado apenas em uma única hipótese: se eles não conseguirem perceber que o produto/serviço vale o que você está pedindo. Então, por exemplo: se você está ofertando algo que tem uma qualidade muito baixa e as pessoas já conhecem essa qualidade, e sabem que não podem esperar muito daquele produto ou serviço, obviamente, se você pedir um preço maior, essas pessoas não vão estar dispostas a pagar. Mas, a questão, na maioria das vezes, não é essa.
Na maioria das vezes, a falta de confiança de quem está vendendo é que influencia o comportamento das outras pessoas. Os clientes vão ver exatamente aquilo que você está manifestando, e isso é invisível aos olhos carnais. Se sua energia for de medo e insegurança, será isso que estará "vendendo". O mesmo vale para sentimentos de confiança e fé.
Está mais do que na hora das pessoas entenderem que nós criamos primeiramente na parte espiritual. E, se você não acredita em espiritualidade, acredite que, com certeza, a energia existe, pois este é um fato comprovado pela física.
Em termos científicos, a matéria é constituída basicamente de átomos, ou seja, partículas, que não são visíveis aos olhos sem a ajuda de algum equipamento sofisticado. E a física quântica admite a existência de uma grande consciência que rege toda a criação, que chamam de Vácuo Quântico. Portanto, a origem (a causa) de todas as nossas criações reside em nossos pensamentos e sentimentos. Isso significa que se você não acredita no produto ou serviço que está vendendo, e você mesmo se desvaloriza, e acha que precisa cobrar pouco, é isso que os clientes verão e sentirão.
Vi recentemente, no mercado de webdesigner e webdeveloper, pessoas que estão cobrando, por exemplo, R$ 10,00 pelos seus serviços. Essa atitude é compreensível para o profissional que está buscando aprimorar seus conhecimentos e deseja testar suas habilidades, apesar de existirem modos mais eficientes de se fazer isso. Mas, geralmente, não é esse o caso. São pessoas que estão tão desesperadas para conquistarem um lugar ao sol que acabam oferecendo um preço ridículo, achando que vencerão a concorrência com essa atitude. O que acontece é bem o oposto, pois se trata de uma total desvalorização de si mesmo, uma total autossabotagem. Se uma pessoa não consegue confiar no seu talento e no seu conhecimento para ganhar dinheiro, quem confiará?
E, como tudo no Universo é interligado, essa pessoa não está prejudicando apenas a si mesma, mas também todo o mercado, que se torna desvalorizado. O consumidor passa a assumir como verdade que é possível prestar um serviço complexo, como o de webdesigner, quase que de graça. A impressão que se passa é que se trata de um serviço simples que qualquer um pode realizar, que não é preciso nenhum estudo e que não envolve nenhum gasto. Esse é um dos motivos que estão contribuindo para a perda da qualidade nos produtos e serviços atualmente.
Se você nunca teve uma empresa, preste atenção no que acontece no local onde você trabalha ou mesmo em suas finanças domésticas. É possível alimentar uma família sem gastar um único centavo? O mesmo raciocínio se aplica quando se pretende construir um negócio. Nenhuma organização sobrevive sem dinheiro. Há, no mínimo, gastos com energia elétrica, computador (que deprecia ao longo do tempo), internet, treinamentos para aprimorar o conhecimento (sejam eles free ou não, pois tempo também deve ser levado em consideração nesse cálculo), além da expertise do profissional em executar aquele trabalho. Pense no seguinte: se por acaso, de repente tudo mudasse, e um sistema governamental aparecesse e lhe dissesse para trabalhar 40 horas semanais sem ganhar absolutamente nada, você aceitaria numa boa?
Além de tudo isso, ainda temos a nossa amiga inflação aumentando e tornando as moedas desvalorizadas, de modo que R$ 10,00, na verdade, não são R$ 10,00. Há uns 10 anos, você compraria muito mais coisas com esse mesmo valor. Isso significa que o seu poder de compra está diminuindo conforme esse índice aumenta.
Portanto, não se pode ser uma pessoa leviana nessa hora e achar que estará sendo "bonzinho" se cobrar baratinho pelo seu produto ou serviço. Basta usar um cálculo simples para perceber isso. Para se obter um salário de R$ 2.000,00/mês, uma pessoa que cobra R$ 10,00 terá que atender, pelo menos, 200 clientes dentro do mês. Para um único ser humano, seria algo insano. Poderia realizar essa quantidade de serviços contratando funcionários. Mas, quanto pagaria a eles? R$ 1,00 por mês? Basta bom senso para perceber quando o preço de venda não foi definido com sabedoria.
Além de tudo o que expliquei até aqui, vemos novamente a atuação do gatilho mental de aprovação social. As pessoas sentem medo umas das outras. "O que os outros vão pensar de mim se eu cobrar o preço que é justo?" Então, nessa hora, faça uma análise de mercado, observe as pessoas sérias que trabalham no ramo para ter um parâmetro de referência, analise também se o valor definido cobre todos os custos que você tem, inclusive o valor do seu salário, afinal de contas, sendo empresário ou sendo colaborador de uma empresa ou sendo um trabalhador autônomo, tanto faz, todo mundo é merecedor do seu salário (Lucas 10.7), todo mundo que trabalha é merecedor de ganhar o suficiente para o seu sustento e conforto. Portanto, elimine essa crença limitante de que tudo tem que ser vendido baratinho, pois essa é uma visão de diminuição que não funciona. Aliás, só traz perdas.
Para se vender algo com preço muito baixo, corre-se o risco de ter que realizar um alto investimento com recuperação a longo prazo para encontrar uma forma inteligente de baixar o custo sem perder qualidade; ou será preciso realizar um grande volume de vendas em um curto espaço de tempo; ou optar por uma redução inevitável de qualidade; ou, em último caso, ter relação com alguma atividade ilícita e/ou desonesta. Seja como for, o desgaste será iminente.
Saiba que existem inúmeras formas de ganhar dinheiro e ainda manter sua sanidade mental. Basta abrir mão dos velhos padrões, valorizar-se e abrir a mente para enxergar a realidade além das aparências. Isso é ser livre. Se o preço ofertado for justo para você e para o seu cliente, tudo acontecerá de modo harmônico e você poderá exercer seu trabalho com alegria e ser bem remunerado por isso.

Divulgação dos produtos e serviços

Outro fator que faz com que as pessoas percam a oportunidade de ganhar dinheiro, é uma crença limitante que traz uma preocupação ilusória, uma preocupação que não deveria existir. A preocupação em incomodar os outros, em fazer uma propaganda, em oferecer o seu produto ou serviço. Pense no seguinte: como as pessoas vão saber que você faz o que faz, se não disser isso a elas? E como ganhará dinheiro se ninguém souber o que você faz?
Vou aproveitar para fazer um pequeno parênteses e lhe informar que é possível ganhar dinheiro sem ter que gastar tantos recursos com divulgação, mas abordarei esse tópico em uma outra oportunidade, pois demanda uma expansão maior de consciência para compreendê-lo. Mas, caso você esteja começando a trilhar o caminho do autoconhecimento, basta saber que tanto pelo ego (partícula) quanto pelo divino (onda) é possível criar. A diferença é que no mundo fenomênico (das formas) é preciso seguir uma sucessão de ações e eventos para que algo se concretize. Essa á a Lei da Causalidade. Portanto, para as pessoas saberem que você trabalha com determinada atividade ou produto, será necessário informá-las.
Por outro lado, é importante que você saiba que, de qualquer modo, sua atitude influencia o comportamento alheio, o que nos leva a concluir que se você tiver medo de incomodar as pessoas informando-as sobre seu negócio ou produto, significa que não confia na qualidade do seu trabalho, o que irá prejudicar grandemente suas finanças. Mais uma vez o gatilho mental de aprovação social pode contribuir para o seu insucesso nas vendas e até mesmo para uma possível falência.

O que fazer para superar esse medo, uma vez que o seu ganho depende dos clientes conhecerem seu nome ou sua marca?
Desative o gatilho mental de aprovação social e ative o gatilho de autoridade. Transforme-se no especialista em seu ramo de atuação; conheça tudo o que puder sobre o produto ou serviço que está vendendo. Ao agir dessa maneira, você irá se sentir mais confiante e passará essa energia aos clientes, o que resultará em sucesso garantido.

Existem diversos motivos que podem impedir alguém de ganhar dinheiro. Esses fatores que citei são apenas 3 deles. O mais importante aqui é refletir que o que geralmente coloca o ser humano em apuros são seus próprios pensamentos e sentimentos, seus próprios valores pessoais. Basta uma pequena mudança de paradigma para mudar o rumo dos acontecimentos. Cada um dos pontos que citei são basicamente influenciados pelo gatilho mental de aprovação social, que nada mais é do que um medo inconsciente de ser mal visto pelos outros. Mas, será que esse medo tem algum fundamento? Se você analisar cada ponto que citei a fundo, perceberá que o que mais importa é ser feliz. Os obstáculos que criamos em nosso caminho são minúsculos e insignificantes, e, portanto, podemos superá-los e viver a vida que sempre desejamos.



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Um abraço e até a próxima! 



Sou Nathalie Gomes, Palestrante, Consultora, Coach Executiva, Comunicadora, Mentora, Empreendedora e Visionária. Minha maior riqueza é o conhecimento que acumulei ao longo da minha existência. Me formei em Administração e MBA Executivo em Coaching, possuo 20 anos de experiência em Empreendedorismo, Marketing, Vendas, Comunicação, Gestão de Negócios e MPEs (Micro e Pequenas Empresas). Sou especialista autodidata em psicologia comportamental, inteligência emocional/espiritual e assédio moral. Como posso ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Entre em contato: comercial@acordeparavencer.com.br



*Foto do início do post: Pixabay.com

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