Acorde para Vencer

Terapia Emocional | Coaching Evolutivo | Palestras

Como lidar com os erros

Publicado em: 12/10/2020
Errar não é o fim do mundo. Aprenda a lidar com os erros e canalize energias positivas para sua vida!
Dicas para Desenvolvimento Pessoal - Como lidar com os erros

Errar faz parte do aprendizado de qualquer pessoa e só se aperfeiçoa quem erra. O que faz toda a diferença é como lidamos com essas situações. Quando nós, seres humanos, erramos, temos a tendência em ficar guardando isso na mente, mesmo quando o assunto já foi resolvido. Acumulamos tudo de ruim que acontece e isso em algum momento acaba explodindo em forma de complexo de inferioridade, raiva, agressão, depressão, doenças e até pode ser motivo para que alguém pense em tirar a própria vida.

Se o que você fez acabou prejudicando alguém, você pode tentar se reconciliar com a outra pessoa da melhor maneira possível. Busque um meio de reparar o erro e, depois que tudo estiver resolvido, siga em frente.

Se não for possível se reconciliar com a pessoa sem piorar ainda mais a situação, perdoe-se por ter perdido sua paz interior e agido de modo negativo, e permita que o Criador lhe mostre a melhor solução. Você pode, por exemplo, fazer uma oração com todo seu coração, com a fé inabalável de que o perdão foi obtido. “[…] se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá […]. Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu” (Ezequiel 18.21,22).

Existem várias técnicas para lidar com arrependimento e perdão de modo espiritual, e você pode utilizar qualquer uma delas para efetuar a limpeza energética necessária. Uma delas é o Ho’oponopono. Outra forma interessante é visualizar mentalmente a cena em que você e a outra pessoa estão se reconciliando e tudo termina de modo feliz. Se você crer que aquele evento aconteceu de verdade e se o seu sentimento for verdadeiro, o perdão será obtido. Depois deixe o assunto para lá e não fique carregando toda essa negatividade, porque não vale a pena.

Se você cometeu uma gafe ou foi precipitado em fazer alguma coisa e acabou se prejudicando, não se desespere, mesmo que isso tenha acontecido em público. Aprenda que as pessoas só vão se lembrar daquilo que você der muita atenção. O chamado “efeito holofote” mostra que somos nós que damos importância demais para determinada coisa ou situação, fazendo com que isso fique em evidência para as outras pessoas. Por exemplo: se uma pessoa tem uma espinha enorme no rosto (daquelas bem feias mesmo) e fica dando muita atenção para isso, isto é, fica chateada ou constrangida, é muito mais provável que todos com quem ela se encontrar vejam a tal espinha “piscando em néon” e tenham atitudes compatíveis com o pensamento que a pessoa estava tendo, criando situações de real constrangimento. Se ela nem pensar no assunto e seguir como se nada estivesse acontecendo, a probabilidade de que alguém note a espinha é drasticamente menor. E mesmo que algum comentário inapropriado surja, como a pessoa não está dando importância para o assunto, ela irá ignorar a negatividade. Se você não der importância exagerada para a situação, na grande maioria das vezes ela vai passar despercebida para os outros.

É necessário aprender a deixar o passado no passado. Jesus nos ensina que devemos viver no presente, mirando o futuro. Para o Criador, o que importa é a situação presente, por isso Ele se refere a Si mesmo como “Eu Sou”, e não “Eu era” ou “Eu serei”. “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado” (Isaías 43.18).

O mesmo vale para os erros cometidos por outras pessoas que acabam nos afetando. Não carregue bagagem desnecessária; isso só fará você atrasar sua jornada. Não fique sentado se lamentando ou chorando. Levante-se e viva esta vida maravilhosa que o Criador deu a você!

Se algo deu errado, busque a solução. Se não houver conserto, arrependa-se sinceramente e esqueça. Não fez certo da primeira vez? Tente de novo de um modo diferente. Infelizmente, quando dizemos ou fazemos algo errado não podemos voltar no tempo e apagar o que aconteceu, por isso de nada adianta ficar remoendo o assunto. Pela mecânica quântica, até podemos voltar no tempo mentalmente e resolver a questão, mas isso exige convicção para acreditar com todo o seu ser que realmente a situação foi resolvida. Se a convicção não for tão grande assim, o jeito é pensar em como resolver a situação, aprender com ela, procurar não agir da mesma maneira novamente e esquecer o assunto.

Mas lembre-se: esquecer não significa ser leviano. Você não pode fazer o que bem entender e ficar sempre esperando o perdão das pessoas e do Criador. Aprender com os erros é não cometê-los novamente. Uma frase interessante atribuída a Albert Einstein diz o seguinte: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, cuidado com a repetição das mesmas situações; isso pode ser um alerta de que um ajuste nos pensamentos e atitudes deve ser feito com urgência. A vivência em um estado de repetição demonstra que a lição não foi aprendida e isso acarreta acúmulo de antimatéria e carma.

É bem fácil entender isso. Pense em como as crianças aprendem. Você pode até dizer que ela irá queimar o dedo se tocar em um ferro de passar roupas que está quente, mas muito provavelmente ela não irá entender, pois isso é apenas teoria. Contudo, uma vez que ela o tocar e realmente queimar o dedo aprenderá que não deve mais fazer isso. Através de um erro, ela acabou aprendendo o que era certo e guardará essa lição por toda a vida.

Se você der uma olhada na Bíblia, no livro de Filipenses, também tem um ensinamento bem interessante, que cabe muito bem neste assunto: “[...] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.13-14).

Paulo foi um dos soldados que perseguia Jesus e seus seguidores. Após uma visão, ele se arrependeu dos erros que cometeu, pediu perdão e acabou se tornando uma das pessoas mais fiéis ao Criador, além de ser um dos mais importantes disseminadores da Sua Palavra. Seus ensinamentos são um dos mais citados pelas pessoas até hoje. O exemplo de Paulo mostra claramente que todos têm chance de se redimir de seus erros. Basta apenas se conscientizar deles e não os repetir.

Por isso, mude o conceito que tem de si mesmo(a); busque o que há de melhor em seu interior e deixe os problemas desaparecem como poeira no vento. Mantenha na memória o que merece ser lembrado e o que não acrescentar nada, descarte. A vida deve ser um eterno aprendizado, mas sempre com o foco no que é bom e produtivo.

Essa informação faz sentido para você? Indique este site aos seus amigos e escreva seu comentário.

Um abraço e até a próxima!



Sou Nathalie Gomes, Palestrante, Consultora, Coach Executiva, Comunicadora, Mentora, Empreendedora e Visionária. Minha maior riqueza é o conhecimento que acumulei ao longo da minha existência. Me formei em Administração e MBA Executivo em Coaching, possuo 20 anos de experiência em Empreendedorismo, Marketing, Vendas, Comunicação, Gestão de Negócios e MPEs (Micro e Pequenas Empresas). Sou especialista autodidata em psicologia comportamental, inteligência emocional/espiritual e assédio moral. Como posso ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Entre em contato: comercial@acordeparavencer.com.br



*Foto do início do post: Tumisu (Pixabay.com)

Comentários

Postar um comentário

Agende sua sessão online

Agende sua sessão online de terapia - Whatsapp   Nathalie Terapeuta Emocional Online - TRG Club

Siga-nos nas Redes Sociais

Acorde para Vencer no YouTube   Acorde para Vencer no LinkedIn   Acorde para Vencer no TikTok   Acorde para Vencer no Instagram

Pesquisar no blog